A maldição do 'tudo planejadinho': por que seus planos nem sempre dão certo.
- Fabrício Barbosa

- 13 de jun.
- 2 min de leitura
By: Fabrício Barbosa
Data: 08/10/2025

Quem nunca fez um plano super detalhado para as férias e depois tudo saiu completamente diferente? A gente adora ter o controle, né? Mas a vida é cheia de surpresas! Já tentou montar um quebra-cabeça com todas as peças, mas aí alguém te atrapalha e você perde a paciência? É mais ou menos assim que a gente se sente quando faz planos muito rígidos e as coisas não saem como a gente queria. Essa é a tal da 'maldição da estratégia': a gente acha que controlando tudo, vai garantir o sucesso, mas na verdade, pode acabar se frustrando mais ainda.
A gente vive em uma sociedade que valoriza o planejamento e a organização. Mas será que a gente tem tanto controle assim sobre a vida? A verdade é que imprevistos acontecem o tempo todo, e a gente precisa estar preparado para lidar com eles. Já pensou em um empreendedor que criou um plano de negócios perfeito, mas não conseguiu adaptar o seu produto às necessidades dos clientes? Ou um casal que planejou o casamento dos sonhos, mas no dia da cerimônia choveu e tudo saiu diferente do que eles imaginavam?"
A importância da flexibilidade:
Ser flexível não significa ser indeciso. Significa ser capaz de adaptar os seus planos às mudanças que acontecem ao longo do caminho. É como navegar em um mar revolto: você precisa ajustar as velas de acordo com o vento para não naufragar. Imagine um atleta que treina muito para uma competição, mas no dia da prova se machuca. Se ele for muito rígido, vai desistir. Mas se ele for flexível, vai encontrar outra forma de alcançar seus objetivos.
Dicas para ser mais flexível:
E como a gente pode ser mais flexível? A primeira dica é aceitar que a vida é imprevisível. A segunda é aprender a lidar com a frustração. E a terceira é estar sempre aberto a novas oportunidades. Ao invés de se apegar a um plano rígido, crie um plano mais geral e esteja disposto a fazer ajustes conforme necessário.
A vida é uma jornada, e não um destino. E a gente precisa estar preparado para curtir a viagem, mesmo que ela não siga exatamente o roteiro que a gente planejou.
Então, da próxima vez que você fizer um plano, lembre-se de ser flexível e esteja aberto a novas possibilidades. Afinal, as melhores aventuras são aquelas que a gente não planeja."
E aí, você se identificou com esse texto? Compartilhe suas experiências nos comentários e me conte como você lida com os imprevistos da vida!









.png)



Comentários