top of page

Nascemos da competição; a cooperação deve ser aprendida.


Aprender a cooperar é preciso, necessário e é importante para nossa sobrevivência.

BY: Fabrício Barbosa

O cooperativismo é um modelo de organização social e econômica que se baseia na cooperação e na solidariedade entre seus membros. Diferente das empresas tradicionais, onde o lucro é o principal objetivo, as cooperativas priorizam o bem-estar coletivo e o desenvolvimento sustentável. Vamos ampliar nossos horizontes reflexivos para questionar a cooperação e compreender por que competimos naturalmente, se cooperar é melhor e nos faz avançar.

Desde o nascimento, somos doutrinados à competição; aliás, essa competição inicia antes mesmo de nossa existência. Isso é um ciclo que, em algum momento, pode ser quebrado, seja pela incessante necessidade de subsistência ou pela evolução moral do indivíduo.

Acompanhe o raciocínio: nossos pais, em algum momento, competiram pelo amor, ou seja, a disputa pela namorada ou namorado, os encantamentos do amor por um ou outro jovem que detém as melhores condições para ser procriador. O que quero dizer não tem nada a ver com questões de gênero ou carnal, mas sim com nosso instinto reprodutivo e animalesco. Sinteticamente, a disputa pelo amor é a pedra fundamental de nossa pré-formação por assim dizer, para a competição no sentido de disputa que, ao meu ver, é a mais ultrajante.

Pois bem, passando essa etapa, é necessário observar que existe um óvulo a ser fecundado em uma disputa incansável de milhares de espermatozoides, onde apenas um atinge o objetivo. Quer maior prova de que a disputa tem uma super influência em nossa concepção animalesca e corpórea? No entanto, isso ainda não está visível aos olhos do comportamento, ou não há nada que diga se esta disputa exerce influência em nossa matriz de pensamento.

Então, ao nascer, em pouco tempo, descobrimos que buscamos a disputa pela atenção dos adultos, inicialmente pela atenção materna. Essa disputa pode ser considerada primária; através do choro expressamos a necessidade de atenção básica para alimentar-se e atender a outras necessidades humanas.

Assim, ao crescer, entendemos que existe disputa na família com os irmãos. Confessemos que, às vezes, tentamos encobrir isso, mas é um fato presente que exerce influência em nossa formação. Tenho certeza de que a psicologia moderna pode explicar muito bem por que isso tudo é necessário.

Podia sequenciar e utilizar mais vivências que exemplificam como a competição está enraizada em nossa matriz mental. Ao nos relacionarmos na escola, no trabalho e em quase todos os ambientes onde predominam as relações humanas, é fácil perceber que a disputa está presente. A competição pela melhor vaga é uma premissa baseada na predominância do concurso, e por aí vai.

A cooperação deve ser aprendida, suas nuances devem ser debatidas e colocadas como uma alternativa importante em nossa organização social moderna. Chegou a hora de o ser humano evoluir, ampliar seus horizontes, basear-se nos preceitos da bondade e do amor para despertar uma nova era onde os seres humanos se ajudam, preocupam-se com o bem-estar uns dos outros e encontram no ato de cooperar a saída para os problemas modernos.

 
 
 

2 comentários


Refletir sobre a cooperação é sempre necessario...

Curtir

Valter Israel
Valter Israel
04 de jul. de 2024

Muito boa a reflexão deste texto.


Curtir
bottom of page