top of page

Games e Arte & a Arte nos games.

By: Lilian S. Nestor (RyokoJem)

01/05/2025

Não é de hoje que os amantes dos jogos os comparam com arte, pois arte é uma forma de expressão do ser humano. É um olhar de uma ou várias pessoas sobre determinado assunto, num determinado período histórico e para um determinado público. Às vezes, pode ter sido criado para impactar, outras vezes, apenas para relaxar ou divertir. Muitos deles passarão despercebidos, mas alguns se manterão ao longo do tempo, marcando gerações.


As semelhanças não param por aí. Tanto as obras artísticas “convencionais” (músicas, pinturas, filmes, etc.) quanto jogos digitais passam por dificuldades parecidas em muitos outros pontos. Por exemplo: Há um alto investimento inicial e uma grande incerteza quanto ao retorno financeiro, pois esse retorno depende de um fator incontrolável, o gosto do público. E para que o público goste é preciso que a obra/produto chegue até eles, isso significa mais investimentos em divulgação, etc. É, inclusive, comum que desenvolvedoras entrem em falência caso seu jogo não venda o suficiente, assim como seria com um artista que deixou de trabalhar com arte por não conseguir atrair compradores para suas pinturas, ouvintes para suas músicas, etc.

Artista: Alex Flores – “Coven Morgana”. Criada para League of Legends (Empresa: Riot Games)
Artista: Alex Flores – “Coven Morgana”. Criada para League of Legends (Empresa: Riot Games)

Além das semelhanças, também haverá o momento em que arte e games se misturam, pois o jogo, assim como um filme, possui uma estética, tonalidade e sonoridade. Algo que atrairá o olhar do jogador e o fará entender de que o jogo se trata. Uma espécie de convite a um universo criado em outra realidade. E, para criar esse universo, muitos artistas e desenvolvedores serão necessários, cada qual com sua função. O jogo precisará equilibrar beleza e criatividade, com a funcionalidade e diversão, além de cumprir prazos e buscar sempre a redução de custos. É, de certo modo, um grande paradoxo, pois são forças opostas que atuam em direções contrárias, mas que quando se equilibram geram grandes jogos/obras que marcarão a história (pelo menos a História do Games).

Das inúmeras áreas em que um artista poderia trabalhar, encontra-se a ilustração, uma pintura feita em computador e que aparecerá em algum momento do jogo. Este momento varia e depende do objetivo. Pode ser tanto uma pintura que aparece na tela de carregamento, uma imagem na página inicial, a própria capa do jogo, etc. Seria impossível falar de todos os tipos aqui, então, para exemplificar, utilizarei um exemplo bem específico pelo qual possuo experiência: Splash Art.



O que é uma Splash Art? Onde aparecem? Como surgiram?


O que você verá a seguir é uma pequena parte do que se pode descobrir sobre o tema.

Splash Art é um tipo de ilustração promocional muito utilizada para mostrar como seria o personagem em alta resolução nos jogos MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). De forma bem resumida, estes jogos possuem uma vista de cima (você vê como se estivesse voando pelo mapa), onde duas equipes de 5 jogadores se enfrentam em um campo de batalha com três rotas principais: topo, meio e rota inferior; há também algumas rotas intermediárias (selva) que as conectam. O objetivo principal é destruir a base inimiga que está no lado contrário ao seu. Os exemplos mais famosos são: League of Legends, Arena of Valor, Dota 2, Mobile Legends, etc.

Como o jogo geralmente possui gráficos leves e a visão de cima, os jogadores não conseguem visualizar como seria o personagem visto de frente e em alta resolução. Então, uma das formas de resolver o problema foram as Splashes. Esse nome foi dado inicialmente pela empresa Riot Games em League of Legends, mas as empresas concorrentes começaram a utilizar a mesma nomenclatura para especificar o que é esperado nesse tipo de ilustração: o personagem em destaque, em pose heroica e dinâmica com ângulos de câmera exagerados e iluminação cinematográfica. 

Artista: Chengwei Pan – “Dragonmancer Lee Sin”. Criada para League of Legends (Empresa: Riot Games)
Artista: Chengwei Pan – “Dragonmancer Lee Sin”. Criada para League of Legends (Empresa: Riot Games)

Essas ilustrações também são utilizadas para promover novas skins (pacotes de conteúdo que modificam o personagem no jogo) e o próprio jogo nas redes sociais. São consideradas pinturas longas pois levam meses para serem produzidas e precisam de mão de obra muito especializada, às vezes, é feito em equipe, não apenas por um só artista.

É um caminho longo e árduo para aqueles que decidem percorrê-lo, mas é também satisfatório ver o resultado final dentro do jogo.

Como já comentado, este texto é apenas a ponta do Iceberg. Há muito ainda para se descobrir. Para alguns, pode ser apenas um “joguinho”, para outros é um assunto fascinante, com várias camadas e que vale o tempo investido. É algo realizador, como toda a expressão artística, mas onde também nem tudo são flores. Porém, este é um assunto para outro momento.

ree


Comentários


bottom of page